domingo, 31 de janeiro de 2016

plano de aula 2 - Hábitos saudáveis

Alerte os alunos sobre os alimentos prejudiciais à saúde



 
Objetivo(s) 
A turma produzirá cartazes que mostrarão os diferentes tipos de gorduras presentes em nossos alimentos, e os benefícios e os malefícios que elas podem causar à nossa saúde. Além disso, poderão montar um painel com os rótulos de produtos consumidos pelos alunos, ressaltando as quantidades de gorduras presentes em cada um, e os benefícios e malefícios que eles trazem ao corpo humano. Dessa forma, os alunos tomarão consciência e conscientizarão os colegas de escola e da comunidade sobre esse assunto.
Ano(s) 6º ao 9º -  Fundamental II
Tempo estimado 
6 aulas
Material necessário 
Artigos de jornal e revista relacionados ao tema (colesterol, gorduras trans e gorduras em geral), livros didáticos (que contenham informações sobre fisiologia humana - sistemas), embalagens de alimentos que os alunos consomem (chocolate, salgadinho, bolachas, balas, etc.), cartolina, papel craft, papel sulfite A4, régua e lápis de cor.
Se a escola possuir um laboratório de informática, os alunos poderão pesquisar figuras relacionadas ao tema para ilustrar os cartazes.

Segue abaixo a sugestão de alguns textos sobre colesterol e gorduras trans que os alunos poderiam consultar. 
Desenvolvimento 
1ª etapa 
Introdução
Em geral, consumimos cada vez mais alimentos industrializados. Vários deles contêm gordura. Estudos científicos atuais mostram que alguns tipos de gorduras são muito prejudiciais à nossa saúde, por isso, é importante alertar os alunos sobre os tipos de alimentos que não devem ser consumidos em excesso. Os estudantes, como consumidores, também precisam aprender a ler os rótulos dos alimentos e reconhecer nas embalagens as substâncias que podem vir a prejudicá-lo. Para trabalhar esse tema em sala de aula, uma boa ideia é sugerir para a turma a elaboração de cartazes e um painel sobre o assunto que poderão ser afixados nos corredores ou em um pátio coberto, de forma que todos na escola possam ter contato com as informações. Os cartazes e o painel serão produzidos após pesquisa e discussão dos conteúdos em sala. Assim, os alunos aprendem a se alimentar de forma correta e poderão transmitir o conhecimento adquirido a outras pessoas.

Os alunos, em duplas, deverão ler e discutir os diferentes artigos sobre o tema, com o propósito de se familiarizarem com o que é dito sobre gorduras na mídia (jornais e revistas). Os alunos deverão buscar nesses artigos as seguintes informações: o que são gorduras, quais os diferentes tipos, o que é gordura trans, o que é colesterol, qual a diferença entre o bom e o mau colesterol, por que a gordura trans faz mal a saúde etc.
2ª etapa 
Nos livros de Biologia (que podem ser os usados em sala de aula ou os indicados na bibliografia), os alunos deverão pesquisar informações teóricas sobre as gorduras (o que são elas e quais as suas funções no corpo humano), sua digestão, como elas passam pelo sistema sanguíneo, onde se depositam preferencialmente e o que podem causar ao organismo.
3ª etapa 
. O objetivo é que eles percebam que esse conteúdo de fisiologia humana tem uma grande relação com o dia-a-dia deles, e que é importante que eles se conheçam para levar uma vida mais saudável. O professor deverá pedir que os alunos tragam na próxima aula embalagens de alimentos que normalmente consomem, para que juntos possam analisá-las.
4ª etapa 
De posse das diferentes embalagens, o professor deverá dividir a sala em grupos (3 ou 4 alunos por grupo) e pedir que eles analisem o teor e o tipo de gordura presentes em cada alimento. Essa análise deverá ser feita por escrito e eles deverão dizer se esse alimento faz bem ou mal para quem o consome. Após a discussão das análises e informações em sala, o professor deverá observar a linguagem e os termos usados pelos alunos na parte escrita, para garantir as informações corretas.
5ª etapa 
Nesta aula serão elaborados os cartazes com as informações teóricas sobre gorduras e o painel com as embalagens e as análises feitas pelos alunos. Os cartazes deverão conter informações relevantes sobre as gorduras e algumas imagens. A elaboração pode ser feita em grupos de 3 ou 4 alunos. O painel poderá ser montado usando o papel craft, as embalagens e análises feitas pelos alunos (cada grupo contribuirá na montagem de uma parte dele). O professor deverá estar atento às informações dos cartazes e a linguagem e imagens usadas para que nenhuma ideia incorreta ou imprecisa seja transmitida.
6ª etapa 
Os estudantes poderão apresentar os cartazes no pátio e também para todas as classes, chamando a atenção para os fatos importantes, como a qualidade do que comem (por meio do painel com as embalagens) e a relação com a saúde (colesterol alto e obesidade entre adolescentes e crianças).

Produto final
Cartazes e painéis sobre como as gorduras agem no organismo e como identificá-las no rótulo dos alimentos industrializados.
Avaliação 
O professor deverá avaliar todo processo do aluno, a pesquisa, os textos elaborados, as análises e o produto final, cartaz e painel da sala. É importante que os alunos se envolvam nas tarefas a serem realizadas e que façam o melhor possível. O professor avaliará o que os alunos aprenderam sobre gorduras e suas funções no corpo humano - benefícios e malefícios - por meio dos textos e análises produzidas, como o envolvimento de cada aluno, com sua participação na execução das tarefas propostas.

Plano de aula 1 - Hábitos saudáveis

Diagnóstico inicial sobre hábitos alimentares saudáveis


Objetivo(s) 
- Conhecer se os alunos relacionam hábitos alimentares com a manutenção da saúde
Conteúdo(s) 
- Alimentação equilibrada
- Hábitos saudáveis
Ano(s)  6º,7º, 8º,9º  Fundamental II
Material necessário 
Cardápio de um adolescente que o professor pode elaborar.
Desenvolvimento 
1ª etapa 
Comente com a turma que essa atividade tem como único fim a discussão sobre hábitos alimentares e servirá para você ter uma noção do que eles já sabem sobre o tema. Para começar a atividade, apresente um cardápio e conte que ele é de um adolescente de 15 anos aos alunos. Esse menu deve apresentar alimentos como embutidos, como salsicha e linguiça, massas, como macarrão e pão, e muita fritura. Conte que esse jovem, apesar de admitir nunca comer frutas, legumes e verduras, defende que “para a pessoa ser saudável, pode comer aquilo que gosta e quer.”
Solicite que os alunos analisem o cardápio e a afirmação do jovem e produzam um pequeno texto explicando se concordam com ele ou não. A atividade deve ser individual e você deve orientá-los a escrever suas ideias da forma que acharem melhor.
Nesse texto, peça que expliquem sua posição e apontem o que julgam poder ocorrer com a saúde desse jovem se continuar a consumir somente isso por um longo período.
Avaliação 
Analise as produções dos alunos: eles consideram que uma dieta balanceada contribui para a manutenção da saúde? Verifique se eles apontam a falta de alguns nutrientes importantes, que ajudam o funcionamento do corpo como, por exemplo, alimentos com fibras. Cheque se conseguem justificar com clareza porque é indicado ter uma alimentação variada e se sinalizam que a possibilidade de carência de nutrientes pode ocasionar no desenvolvimento de doenças, no caso da manutenção desse tipo de cardápio por um longo período.
Saber como eles entendem a relação entre aquilo que se consome e a saúde pode nortear o seu trabalho sobre hábitos saudáveis com os alunos. É preciso que a turma compreenda que a relação do corpo com o meio externo depende também das atitudes cotidianas em busca de uma vida mais equilibrada.